Tecnologia no Agronegócio

Tecnologia da Informação no Agronegócio

A tecnologia e a transformação digital fazem parte de vários setores da economia. Com maior frequência, a aplicação da TI no agronegócio é garantia de aumento da produtividade e eficiência para produtores e negócios rurais.

A partir da coleta e processamento de dados, o setor do agronegócio se beneficia com a aplicação da TI para aumentar a margem de lucros e alcançar bons resultados.

A Tecnologia e Transformação Digital no campo

A ideia de um agronegócio que faz uso do trabalho braçal, com base na mão de obra dos trabalhadores rurais, está cada vez mais distante da realidade no campo para a produção de insumos.

Após os avanços tecnológicos implementados fortemente no país, especialmente no início dos anos 2000, os produtores rurais e empresas do agronegócio estão se beneficiando através de aplicação da TI, o que torna o processo produtivo mais econômico e eficiente.

Devido à limitação natural imposta pela capacidade dos trabalhadores rurais de gerir toda a demanda por produtos, bem como o conhecimento mais reduzido sobre as peculiaridades do solo ou de fertilizantes, as safras frequentemente ficavam comprometidas, com impacto nos resultados e na lucratividade.

Com a possibilidade de obter as ferramentas de TI no agronegócio, é possível visualizar o aumento da previsibilidade da produção. Assim como o fornecimento de novas informações para orientar o processo de decisão do produtor rural, que alcança melhores rendimentos na produção de itens no campo.

Além da implementação de tecnologias de desenvolvimento de software no campo, novos métodos de produção, como a entrada dos produtos transgênicos e a instalação de sensores, acabam auxiliando no desenvolvimento da agricultura de precisão, obtendo-se uma estimativa do aumento de 40% na produtividade do agronegócio.

A Agricultura Digital

agricultura digital é um conjunto de tecnologias que ajudam o produtor a observar de mais perto as operações como plantio, pulverização e colheita, gerando e processando dados sobre a lavoura por meio de softwares e dispositivos.

Os dados são gerados por satélites, drones, sensores, câmeras digitais e, depois de analisados pela plataforma digital, resultam em imagens, mapas e relatórios que contribuem para a tomada de decisão do produtor.

No mercado atualmente, diferentes empresas disponibilizam tecnologias digitais para atender as demandas do agricultor, como a Climate FieldViewTM, plataforma de agricultura digital da Bayer.

O Futuro do Agronegócio com a TI

Existem diversas transformações proporcionadas pela TI no agronegócio. A redução de barreiras para aderir às mudanças é a principal delas. Assim, a busca por novas soluções passa pela adoção de inteligência artificial, drones e outras tendências da agricultura inteligente.

A Internet das Coisas (IoT) já é uma realidade com a chegada da tecnologia 5G no Brasil. A inovação e sustentabilidade se tornam palavras de ordem no setor. Segundo estudos da McKinsey and Company, podem ser adicionados cerca de 500 bilhões de dólares ao PIB global. Se houver implementação adequada da conectividade ao agronegócio.

Ter ciência das tendências tecnológicas para o agronegócio é tarefa importante para empresas e agricultores que desejam digitalizar o seu negócio e se tornar referência e liderança no mercado.

Agrishow 2023

A Agrishow é uma verdadeira parceira estratégica que, com opções personalizadas e know how no setor agro, oferece soluções digitais de promoção e divulgação para aumentar as vendas, fechar negócios, alcançar novos clientes e apresentar produtos e serviços para um público qualificado.

Motivos para visitar a Agrishow 2023:

1. Oportunidade de fechar negócios durante o evento

A Agrishow garante oportunidades de estabelecer parcerias durante a feira, já que o evento é composto por um público diverso e instituições de crédito importantes. Empreendedores, empresas, marcas, pequenos agricultores, Agtechs e o público interessado no setor rural podem fechar negócios durante o evento e ajudar a expandir ainda mais a Agrishow.

2. Ficar por dentro das novidades e tendências do segmento 

A presença de players variados na feira garante ao participante a experiência de conhecer mais sobre o mercado e se atualizar nas tendências do segmento. Isso é possível graças às mais de 800 marcas presentes na Agrishow e de atividades como palestras, estandes, workshops e até mesmo confraternizações.

3. Acesso a diversos estandes e atrações destinadas a todos os públicos

A Agrishow conta com diversos estandes e atrações para expandir ainda mais a experiência do público. Desde laboratórios a arenas de tecnologias, a feira terá atrações para todos os gostos.

Fontes de Pesquisa:

Tecnologia da informação na agricultura revoluciona o setor e auxilia produtores. Blog Field View, 2021. Disponível em: <https://blog.climatefieldview.com.br/tecnologia-da-informacao-na-agricultura-revoluciona-setor-e-auxilia-produtores/>. Acesso em: 09 de mai. de 2023.

TI no agronegócio: o que é, benefícios e como aplicar. Monitora, 2023. Disponível em: <https://www.monitoratec.com.br/blog/ti-no-agronegocio/>. Acesso em: 09 de mai. de 2023.

Agrishow 2023: 5 motivos para visitar o evento. Remessa Online, 2023. Disponível em: <https://www.remessaonline.com.br/blog/agrishow/>. Acesso em: 09 de mai. de 2023.

Gostou? Quer saber mais?

Acompanhe nosso Linkedin!

SFactory