Dia: 18 de maio de 2022

Security
Sua empresa está segura?

Sua empresa está segura?

Pesquisa aponta que cresce a preocupação com roubo de informações, como o CPF, e que a maioria já foi alvo de ataques cibernéticos.

Uma pesquisa encomendada pela Mastercard ao Instituto Datafolha revelou que, apesar de 92% dos brasileiros saberem que as empresas com as quais interagem guardam algum tipo de informação sobre seus hábitos de consumo e lazer, eles temem pela segurança de seus dados no ambiente digital. Em uma escala de 1 a 10 em que 10 é muito seguro, 5,1 é a nota média dada para o quanto os entrevistados consideram que suas informações estão seguras na internet. As redes sociais foram consideradas os ambientes menos confiáveis, enquanto hospitais, clínicas de exames médicos, escolas e faculdades são as instituições em que os pesquisados mais confiam.

O levantamento, que foi realizado com o objetivo de mensurar o nível de preocupação e segurança dos consumidores dentro dos ambientes de trocas de dados e informações, mostrou que apenas 13% avaliam que seus dados estão muito seguros e para 21% eles estão inseguros.

Quase 70% dos entrevistados sabem que quando acessam uma rede social, compram pela internet ou fazem transações financeiras online os dados ficam armazenados por essas empresas e podem ser úteis para direcionar melhor ofertas, benefícios e monitorar hábitos de consumo. “A utilização de serviços digitais foi alavancada pela pandemia do novo coronavírus. Ao mesmo tempo, cresceram também os golpes, fraudes e ataques cibernéticos contra pessoas e empresas. Por isso, a segurança digital ganhou ainda mais relevância para consumidores e organizações e será um aspecto crítico para o futuro. Investir em segurança sempre foi uma premissa da Mastercard e, como empresa de tecnologia, temos soluções completas que vão além do cartão e podem contribuir ativamente com as estratégias de negócios de empresas de diferentes setores e todos os tamanhos”, afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard.

A pesquisa revelou ainda que o medo de ataques cibernéticos é alto, 73% do público informou já ter sofrido algum tipo de ameaça digital como recebimento de mensagens falsas de empresas e senhas roubadas. Por isso, muitos dos entrevistados adotam medidas adicionais de segurança. Mais de 80% disseram que evitam clicar em links suspeitos enquanto 75% evitam utilizar redes públicas de wi-fi e 64% possuem senhas diferentes para cada conta ou aplicativo.

A SFAC visa a segurança de informações como essencial para evitar prejuízos e transtorno, por isso vamos dar algumas dicas:

  • Use Credenciais de Acesso.
  • Sempre que disponível, ative a autenticação em duas etapas.
  • A senha é pessoal e intransferível, não a divulgue e nem compartilhe.
  • Não escreva sua senha em local público ou de fácil acesso.
  • Cuidado ao digitar a sua senha com alguém por perto, principalmente olhando para o seu teclado.
  • Certifique-se sempre de não estar sendo observado ao digitar a sua senha.
  • Feche sua sessão (logout) ao acessar sites que requeiram o uso de senhas, principalmente ao usar equipamentos compartilhados.
  • Nunca use dados pessoais ou sequências de teclado como senha.
  • Tente criar senhas fortes contendo letras (maiúsculas e minúsculas), números aleatórios e caracteres especiais, de pelo menos 10 (dez) dígitos.
  • Evite usar a mesma senha para cadastro e acesso aos sistemas.
  • Tente mudar suas senhas regularmente, principalmente se acessar sistemas em dispositivos que são utilizados por várias pessoas.
  • Caso desconfie que sua senha tenha sido descoberta, vazada ou usada em um equipamento invadido ou infectado, altere-a imediatamente.
  • Use conexões seguras (https) quando o acesso a um site, envolver o fornecimento de credenciais de acesso.
  • Use criptografia. A utilização de criptografia é uma das defesas de base para os dados sensíveis e, aliás, para quaisquer arquivos armazenados digitalmente. Quando está criptografado, o arquivo só pode ser lido se a máquina do usuário tiver a mesma chave utilizada no protocolo de proteção.

Gostou do Artigo?

Então venha digitalizar sua empresa conosco!

SFactory

Digitalize sua empresa já!

Sobre

Somos uma empresa de tecnologia com foco em desenvolvimento de sistemas de qualidade, robustez e segurança.

Contato

  • Endereço:
    Avenida das Américas, 4200, Bloco 01 - Sala 305, Centro Empresarial Barra Shopping, 22640-907, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Telefone:
    +55 21 3609-1320

  • E-mail:
    contato@sfacsolutions.com